Pages Menu
TwitterRssFacebook

Postado por em abr 13, 2013 para O Sol | 0 comentários

Ciclo Solar 24 – Pico Duplo?

Ciclo Solar 24 – Pico Duplo?

Ciclo Solar: Pico de atividade duplo?

Algo inesperado está acontecendo com o Sol. 2013 é o suposto ano do Máximo Solar, o pico de 11 anos das manchas solares. Mas 2013 chegou e a atividade solar está relativicamente calma. As manchas solares estão em número inferior em comparação com os valores de 2011, e explosões solares (Flares) estão infrequentes por vários meses.

Essa calmaria levou a alguns observadores a questionar se as previsões de atividade estavam certas. O Físico Solar Dean Pesnell, do GSFC (Goddard Space Flight Center) da NASA tem outra explicação:

“Este é o máximo solar,” ele sugere. “Mas parece um pouco diferente do que esperávamos porque tem um pico duplo.”

science_cast_double_peak

A sabedoria convencional nos diz que a atividade solar varia como o balanço de um pêndulo: vai e volta; sobe e desce. Em uma ponta do ciclo, existe um tempo de calmaria com poucas manchas solares e explosões. Na outra ponta do ciclo, o Máximo Solar traz um grande número de manchas solares e tempestades solares. É um ritmo regular, que se repete a cada 11 anos.

Na realidade, é um pouco mais complicado. Astrônomos vem contando as manchas solares por séculos, e perceberam que o ciclo solar não é perfeitamente regular. Este “vaivém” do ciclo solar, por exemplo, pode levar de 9 a 10 anos para se completar; além de que, a amplitude do ciclo também varia. Alguns períodos de Máximo Solar são fracos se comparados a outros.

Pesnell nota também outra complicação: “Os dois últimos Máximos Solares, por volta de 1989 (lembrar da tempestade geomagnética de Quebec) e 2001 não tiveram um, mas dois picos.” A atividade solar subiu, estabilizou, e fez um mini-ciclo de 2 anos.

A mesma coisa poderia estar acontecendo agora. As contagens de manchas solares subiram muito em 2011, baixaram em 2012, e Pesnell espera um novo aumento em 2013: “Estou seguro em afirmar que outro pico acontecerá em 2013 e possivelmente duranto até 2014,” ele prediz.

Outra curiosidade do ciclo solar é que os hemisférios do Sol nem sempre alcançam seu pico ao mesmo tempo. No ciclo atual, o Sol está atrasado em relação ao Norte. No segundo pico, se é que este ocorrerá, será provável que seja caracterizado pelo hemisfério Sul tentando “recuperar o atraso” com o Norte, com uma maior atividade ao sul do equador solar.

Pesnell é o membro líder do Painel de Predição de Ciclo Solar do NOAA/NASA, grupo de físicos solares que se juntaram em 2006 e 2008 para prever o próximo Máximo Solar. Naquela época, o Sol estava passando por seu mínimo de atividade em quase 100 anos. O número de manchas solares era praticamente zero e as explosões em Raios X (Flares) estavam estabilizadas por meses. Reconhecendo que um grande mínimo geralmente é acompanhado por um fraco período de Máximo Solar, e colocando à prova todas as evidências preditivas à disposição, o grupo fez a seguinte declaração:

“O Painel de Predição para o 24º Ciclo Solar chegou a um consenso. O grupo decidiu que o próximo ciclo solar (Ciclo 24) será abaixo da média em intensidade, com um máximo de manchas solares de 90. Dada a data de mínimo Solar e a previsão de intensidade do Máximo Solar, o período de maior atividade é esperado para Maio de 2013. Note que esta não é uma decisão unânime, mas a maioridade do Painel concordou.”

Dado o estado “morno” da atividade solar até Fevereiro de 2013, o máximo previsto para maio agora parece improvável.

shortfall

“Nos podemos estar observando o que acontece quando se prevê uma amplitude única e o Sol responde com um pico duplo,” comenta Pesnell.

Incidentalmente, Pesnell nota uma similaridade entre o Ciclo Solar 24, acontecendo neste exato momento, e o Ciclo 14, que teve um pico duplo durante a primeira década do século 20. Se os dois ciclos forem de fato gêmeos, “significaria um pico ao fim de 2013 e outro em 2015”.

Ninguém sabe o que o Sol fará em seguida. Parece provável que o fim de 2013 será mais animado, em termos de atividade solar, que o começo.

Traduzido de: http://science.nasa.gov/science-news/science-at-nasa/2013/01mar_twinpeaks/

Assista ao video do Science@NASA: http://www.youtube.com/watch?v=6j4bl57D_1U

Share Button

Poste uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

peliculas de comedia